Home » Aurora Boreal » Conheça a origem e o significado do nome Aurora

Conheça a origem e o significado do nome Aurora

significado do nome aurora
11 jan 2021 Aurora Boreal 0 COMENTÁRIOS

A Aurora Boreal, conhecida também como Dama da Noite e Luzes do Norte traz na sua beleza muito encanto e magia para quem a vê. Mas você sabe qual o significado do nome Aurora? Ou até mesmo de onde surgiu o termo Aurora Boreal? Se a sua resposta para as duas perguntas foi não, continue lendo esse blog para descobrir e se encantar ainda mais por esse fenômeno!

Aurora significado do nome

 O nome Aurora vem do Latim e tem os seguintes significados:

  1. O nascer do sol
  2. O raiar do dia
  3. A que nasce do oriente
  4. Aquela que brilha como o ouro

O significado do nome Aurora tem relação com a origem da palavra que está diretamente relacionada com a palavra do latim aurum, que significa “ouro”

Significado do nome Aurora Boreal

O nome Aurora Boreal foi criado por Galileu Galilei no ano de 1619. O significado por trás desse nome é uma homenagem à Aurora, que era uma deusa romana do amanhecer, e seu filho Borias. Mas você sabe o que é a Aurora Boreal? Também existe uma teoria dizendo que a primeira vez que o nome foi usado foi pelo  Francês Pierre Gassendi … ficaremos sempre na duvida.

O que é a Aurora Boreal

A Aurora Boreal, falando de forma científica, é um fenômeno natural que também pode ser chamado de fenômeno óptico. E como ele ocorre?

Primeiramente, é preciso saber que o sol envia para Terra materiais chamados de plasma solar e são compostos por prótons, elétrons e neutrinos

O que ocorre é que ventos ou tempestades acabam potencializando a Aurora Boreal, que é considerada fruto de explosões, rompimento de filamentos ou de movimentações da coroa solar por causa da rotação do Sol.

Só quem viu de perto sabe a emoção

Mesmo conhecendo todos os aspectos técnicos de uma Aurora Boreal, só quem vê de perto sabe a emoção que ela transmite. Um exemplo, é a Silvana Fraga que tinha desde criança esse sonho e, junto comigo e com a minha equipe, tornou ele realidade. Confira o depoimento:

“Era um sonho de criança ver de perto a Aurora Boreal. Como via nos filmes da Disney. Ai em 2015 “descobri” o Marco Brotto e comecei acreditar que podia ser real. Mas a viagem foi muuuito mais do que nos meus melhores sonhos: tudo redondinho, equipe super atenciosa nas informações para os preparativos pre viagem. Foi no aeroporto de Reykjavík que conhecemos os companheiros de viagem e que se tornariam amigos pra toda vida. E o Marco… eeeeita!!! Pensa num cara que É O CARA!!!! Só ao vivo pra saber o tanto que ele é cuidadoso, sabe tuuudo de Aurora e o melhoooor de tudo… apaixonado. Tão ansioso como todos nos pra encontrar a dama da noite. Mas a melhor parte é quando ele avisa: “olha lá… Tá formando… Agora vem… Vai dançaaaaar”. E então a gente chora de emoção, porque, de verdade, é Deus pintando uma aquarela no céu. Gratidão.”

Você sabia dessas curiosidades sobre a incrível Aurora Boreal? Compartilhe com seus amigos este blog e não deixe de conferir mais sobre o que é a Aurora Boreal e, claro, garantir sua vaga em uma das nossas expedições!

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Conheça 3 motivos para buscar a Aurora Boreal com Marco Brotto
Conheça 3 motivos para buscar a Aurora Boreal com Marco Brotto
< LEIA MAIS
Entenda como acontece a Aurora Boreal, o fenômeno mais lindo da natureza
Entenda como acontece a Aurora Boreal, o fenômeno mais lindo da natureza
< LEIA MAIS
Chegamos à marca de 100 Expedições Aurora Boreal! Confira a retrospectiva
Chegamos à marca de 100 Expedições Aurora Boreal! Confira a retrospectiva
< LEIA MAIS