Home » Destinos » Quer ver a Aurora Boreal? Saiba qual é a melhor época

Quer ver a Aurora Boreal? Saiba qual é a melhor época

ver a aurora boreal
19 fev 2021 Destinos, Dicas de Viagem, TURISMO FOTOGRÁFICO 0 COMENTÁRIOS

Qual é a melhor época do ano para ver a Aurora Boreal? Assim como não existe um melhor lugar para presenciar a Dama da Noite, não existe apenas uma época do ano ou um mês específico para ver a Aurora Boreal.

Mas, se você quer se emocionar na presença dela, o fenômeno pode ser visto no que chamo de Trilho da Aurora, que fica próximo ao círculo polar ártico, e de vários países que se encontram nesta região.

O que nós reconhecemos é que existem fatores que proporcionam a visualização das belíssimas luzes, mas isso também nem sempre é certeiro. 

Além do período, a Aurora é um fenômeno natural, por isso não garanto aos viajantes de minhas expedições que com certeza irão observar a Aurora Boreal, mas realizo estudos pré e durante as expedições para que nossas chances sejam maximizadas. 

Por isso, quero te convidar a vir com a gente para entender qual a melhor época para ver a Aurora Boreal.

O que devemos saber antes de ver a Aurora Boreal? 

Para que a gente consiga visualizar as luzes coloridas no céu, necessitamos de escuridão. Durante os meses de agosto a abril, temos a maior amplitude entre os horários de escuridão e luz. 

Por esse fator, essa época torna-se interessante para ver a Aurora Boreal entre os dias antes do equinócio de primavera, e alguns dias depois do equinócio de outono. 

Resumindo: de final de Agosto e meados de Abril.

Meses do ano que são propícios para ver Aurora Boreal

Janeiro e Fevereiro

No mês de Janeiro o frio é intenso, mas as paisagens cobertas de neve nos encantam. Com um pouco de luz que começa a surgir mandando embora a noite polar, roupas técnicas são necessárias para caçar a Aurora e realizar outras atividades na neve, o frio é intenso!

Enquanto aqui no Brasil é verão, lá no Ártico as temperaturas caem cada dia mais. Mas, como já disse, com a natureza nunca podemos ter 100% de certeza em nada, em 2020 por exemplo,durante nossa Expedição Aurora Boreal ® no Alasca apresentou -39ºC, algo muito comum para o país e para o mês.

Devido às condições das estradas ficamos um pouco mais restritos em relação ao deslocamento, por isso eles precisam ser menores e mais estratégicos na escolha do local da caçada. O cuidado, que já é prioridade, é redobrado! Quando não há neve, existe a possibilidade de nos deslocarmos por mais tempo e mais longe, mas com menos tempo de escuridão. 

Adoro essa época do ano pois ela é o retrato do Ártico como vemos nas telinhas. Cachorros brincando enquanto nos puxam em seus treinos, passeios de moto na neve e fogueiras. 

Atenção! Não seja irresponsável, as estradas são perigosas e estreitas, por isso tem que estar nas mãos de um profissional a direção, pois possuem mais experiência com terrenos mais instáveis e congelados. Cuidado com agências que não utilizam empresa de transporte local com o motorista também local. Exija a verificação desses documentos, existem muitos riscos em contratar uma Agência sem esses pré-requisitos.

Em fevereiro a situação é bastante parecida com janeiro, o frio continua mas temos um pouco mais de luz. Com noites muito geladas, temos excelentes chances de presenciar a Dama da Noite em razão das nossas escolhas nos locais de permanência e caçadas. 

Março e Abril

Em Março a neve ainda continua belíssima. Com a chegada do solstício, os animais começam sua migração, é possível ver muitos pássaros na região e, dependendo da temperatura, é possível ver os ursos acordando e povo local se preparando para a chegada da primavera. 

Nesse mês as noites continuam frias e, quando escolho os locais da caçada, considero muito o protocolo de segurança, independente da época. É quando faço minha despedida na Noruega e na Finlândia, já que nos últimos dias de Março as condições para as caçadas não são mais tão propícias. Porém por exemplo esse ano de 2021 meu amigo Filippo Dias que mora na Finlândia viu uma Aurora belíssima dia 21 abril.

No mês de Abril dentro da região do círculo polar já fica desafiador para a caçada à Aurora Boreal. Dentro da faixa da Aurora busco por lugares com menores latitudes, e a despedida da temporada é escolhida para termos a melhor experiência.

Agosto e Setembro

Em agosto, alguns locais do trilho da aurora é possível ter a Aurora de fato. Porém, por conta de uma série de fatores, não me sinto confortável para realizar uma Expedição Aurora Boreal® neste mês. Na última semana de Agosto, como na natureza não é o final do mês que determina uma mudança de características, estamos prontos para sair à caça.

Já em Setembro, ainda estamos no verão no hemisfério Norte, tendo dias mais longos e noites mais curtas. E as dinâmicas de nossas caçadas durante essa época são um pouco diferentes, pois temos mais tempo para passeios durante o dia e as caçadas se iniciam mais tarde, para pegarmos o breu da madrugada, por conta disso, muitos locais acreditam que a aurora não exista nesse período, por surgir muito tarde. A época é tão interessante que tenho expedições em setembro e de outubro uma atrás da outra.

Outubro, Novembro e Dezembro

Em outubro temos o início da época mais escura no Hemisfério Norte, onde o daylight se torna mais curto. O outono chega, e a vegetação se transforma, assim como as dinâmicas de nossas caçadas. 

A temperatura começa a cair e a neve se precipita nos últimos dias do mês na Europa. Já no Alasca é possível ver neve acumulada nos lugares mais altos.

Nossa tradicional expedição à Groenlândia acontece entre setembro e outubro, é perfeita para as atividades que quero compartilhar com nossos caçadores de Aurora Boreal. 

Novembro é o mês onde a média das temperaturas já está abaixo de zero. O perigo do black ice nessa época é mais constante, e na Europa pneus de neve são lei, o que modifica a paisagem como um todo. 

A luta contra a escuridão é uma constante, já que alguns lugares próximos ao polo contam com 24h sem nenhuma iluminação natural. Os crepúsculos que antecedem as Auroras Boreais são de uma cor indescritível.

Em dezembro, antes do solstício de inverno, se encontra a época mais tensa. A escuridão total e a noite mais escura do ano está para chegar, e assim como a noite mais longa, chega também a contagem para o retorno da luz. 

Durante essa época eu realizo expedições especiais ligadas ao natal e ao réveillon.

Por isso digo que não existe um melhor lugar ou época para caçar a Aurora, esse lugar e período perfeitos simplesmente são relativos. O que existe são preferências de temperaturas e destinos! Cada um com sua singularidade, as chances de Aurora estão sempre presentes.

Meu conselho é confiar em quem já tem experiência, conhece bem e estuda muito o fenômeno. 

Por isso fique ligado nas minhas próximas expedições! Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre a Caçada à Aurora®.

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Visto ETIAS: entenda o que é, como tirar e quanto custa
Visto ETIAS: entenda o que é, como tirar e quanto custa
< LEIA MAIS
Países onde é possível ver a Aurora Boreal? Mitos e Verdades
Países onde é possível ver a Aurora Boreal? Mitos e Verdades
< LEIA MAIS
Aurora Boreal onde ocorre: confira 10 destinos
Aurora Boreal onde ocorre: confira 10 destinos
< LEIA MAIS