Home » Caçadas » Expedição Aurora Boreal Islândia – 2012, Parte 1

Expedição Aurora Boreal Islândia – 2012, Parte 1

28 maio 2012 Caçadas, Destinos, Islândia 16 COMENTÁRIOS

Aurora Boreal Quarta Expedição: Viagem para Islândia – Aurora Boreal, gelo e fogo.

Parte 1

A Expedição numero 3, junto com o Cezar e Fábio pela península Escandinava foi um sucesso. O assunto pacotes para Aurora Boreal tomou corpo nas conversas com os meus amigos e eu comecei a me aprofundar cada vez mais. Pouquíssima bibliografia em português sobre Auroras, a dificuldade com termos técnicos e a fragilidade do meu inglês me deixaram um pouco cabisbaixo… Foi quando decidi ir para o fantástico mundo de Julio Verne.  ICELAND ou ISLÂNDIA, aquela pequena ilha que o Círculo Polar Ártico corta, seria tudo aquilo para inspirar o francês Julio Verne a criar tantas historias fantásticas? Vamos ver se isso é verdade.

aurora-boreal-islandia

Fiz minha conexao em Londres e lá tive a felicidade comprar um CD. Florence and The Machine.

Foi minha companheira nessa viagem pelo RING ROAD 1 .

Fiz minhas pesquisas, procurei informações locais, fiz meu dever de casa antes de sair. Como gosto muito de viajar fora das altas temporadas, preciso me prevenir. Fiz o roteiro, aluguei um carro, um Suzuki Vitara (fabricado em 1800 e alguma coisa, rsrsrs) e como estava sozinho não deixei nenhum hotel reservado. O carro seria meu companheiro inseparável e meu hotel 100 estrelas.

aurora-boreal-islandia-bandeira
Bandeira da Islândia, um dos países onde pode se ver a Aurora Boreal.

A famosa RING ROAD 1, a mais famosa e completa rota pela Islândia foi a escolhida porque contemplava tudo aquilo que eu queria ver. Aurora, Icebergs, cavalos selvagens, fjords e a entrada do centro da Terra.

Cheguei em Keflavík , 50 km da capital Reikjavik, já com escuridão. Eu, “inocente”, procurando a loja que tinha me alugado um jipinho com um descontão, rsrsrsrsrs. Minutos depois, lá estava um “polaco” com meu nome escrito “MARKUS BOGGTO” e eu pensei “caraca, será super fácil a comunicação por aqui” kkkkkkk.

Saí do saguão e quem estava me esperando? SIIIIIIIMMMMMMMM, a minha “Dama do Norte”, “Queen of the night”, “Dama da Noite” ou simplesmente “O mais lindo espetáculo da natureza”. A Aurora estava sobre o aeroporto e mesmo com a poluição das luzes conseguia ver com muita nitidez. Um rasgo enorme no céu e a certeza que a semana seria de muitas luzes. Tirei 3 fotos e segui buscar o carro.

aurora-boreal-islandia-foto

As estradas precariamente iluminadas, aquele aspecto de abandono que vemos quando é noite, a neve retirada do asfalto que se acumula no acostamento em grandes montes me deixaram meio temeroso. Chegando na garagem, recebi a chave do super Jipe e parti… Ah, antes o aviso de que estava sem gasolina, eu deveria encher o tanque no próximo posto que ele me indicou. Posto de gasolina na Islândia é contadinho, fora da capital, muito escasso. ATENÇÃO!! Na hora de encher o tanque, não aceita dinheiro! Não aceitou 4 cartões que coloquei na maquina e aquele cartãozinho de credito, que você não sabe porque tem, me salvou. Até hoje não cancelei ele porque foi um guerreiro nessa viagem rsrsrsrs.

Tanque cheio e auroras, mais auroras, lindas e iluminadas mesmo com a lua cheia deixando o céu menos escuro. Foi tanta emoção e adrenalina que me esqueci que não tinha quarto pra dormir, até que o cansaço veio e com ele encontrei o hotel da primeira noite.

Mesmo com a Dama querendo dançar, fui descansar. Nessa noite aprendi que enquanto ela estiver no céu se mostrando pra mim eu não abandono ela… Foi a única Aurora “aceitável” de toda a expedição; triste mas educativo.

aurora-boreal-islandia-carro

 

aurora-boreal-islandia-retrato
Aurora Boreal na Islândia.

aurora-boreal-islandia-ceu

Revigorado, feliz com a linda aurora da noite anterior e esperançoso de mais uma Aurora, parti para desbravar a ilha. Sempre tenho um roteiro pronto mas varias opções na minha cabeça, que não pára um segundo, querendo encontrar novos caminhos ou descobrir algo inusitado, buscando uma experiência local e aprender com ela. Parti para o Norte pela 1, mas antes uma paradinha no Blue Lagoon.

aurora-boreal-islandia-paisagem

Um dia lindo de primavera. Céu azul e cada vez mais a certeza de que muitas auroras viriam. Fjords lindos, cavalos selvagens e uma paisagem de outro mundo. A cada quilometro em direção ao Norte da ilha tinha certeza que seria um dos lugares mais exuberantes que eu já teria passado. Depois de sair da região da Capital, o encontro com outros carros ficava cada vez mais raro e ficava muito tempo sem encontrar um outro “terráqueo”.

aurora-boreal-islandia-destino

aurora-boreal-islandia-estrada

Depois de verificar as condições da atividade Solar e do clima, ficou bem claro pra mim que dificilmente conseguiria ter uma Aurora nessa noite. Decidi ir até Akureyri e lá dormir.

A ROTA 1, sentido Norte. Tempo fechando e acima da linha oval da Aurora.

A paisagem na Islândia muda em poucos quilômetros, a viagem não é apenas com olho no horizonte, todos aqueles livros lidos e filmes assistidos vem na memoria.

Um momento estava no “Senhor dos Anéis” e logo depois prestes a entrar no portão para a “Viagem ao centro da terra” OH NÃO… era algum do “James Bond: 007” que não me lembro o nome e enfim “Lara Croft: Tomb Raider.”

Alguns dias atrás depois de assistir “Interestelar” fui descobrir que foi também filmado lá, mas o filme foi rodado após minha viagem.

aurora-boreal-islandia-rota

aurora-boreal-islandia-animais

aurora-boreal-islandia-animais-selvagens
Cavalo Selvagens pastando.

aurora-boreal-islandia-placa

A chegada até Akureyri foi traumática e essa noite tive uma das experiências mais magnificas da minha vida.

Uma experiência espiritual incrível.

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Conheça 3 motivos para buscar a Aurora Boreal com Marco Brotto
Conheça 3 motivos para buscar a Aurora Boreal com Marco Brotto
< LEIA MAIS
Chegamos à marca de 100 Expedições Aurora Boreal! Confira a retrospectiva
Chegamos à marca de 100 Expedições Aurora Boreal! Confira a retrospectiva
< LEIA MAIS
9 curiosidades sobre a Islândia: a terra do gelo e do fogo
9 curiosidades sobre a Islândia: a terra do gelo e do fogo
< LEIA MAIS