Home » Aurora Boreal » Iglus de cristal: um local singular para ver a Aurora Boreal

Iglus de cristal: um local singular para ver a Aurora Boreal

Iglus de Cristal na Finlândia para ver a Aurora Boreal
17 maio 2021 Aurora Boreal, Destinos, Finlândia 0 COMENTÁRIOS

Os Iglus de cristal são moradias tradicionais dos povos inuítes. E hoje recebem uma atualização para acomodar viajantes em busca da Aurora Boreal. 

Que a natureza é capaz de nos surpreender o tempo todo, isso já sabemos. Mas, algumas experiências são realmente de tirar o fôlego e nos apresentam verdadeiros espetáculos.

Um desses fenômenos é a Aurora Boreal, as luzes coloridas e dançantes no céu. E um jeito muito interessante de experienciar esse fenômeno é através dos iglus de vidro, ou iglus de cristal. 

Acompanhe o conteúdo e conheça os Iglus de Cristal pelo Círculo Polar Ártico.

Iglus de Cristal para observar a Aurora Boreal

Palavra originária da língua inuíte, o iglu ou igloo, também conhecido como casa de neve, é um abrigo construído com blocos de neve, utilizado pelos povos inuítes como uma forma de habitação. Também, essa palavra é uma adaptação da palavra iglu, que significa “casa”

Mais recorrente na região do Ártico Central, Canadá e na área de Thule da Groenlândia, os povos inuítes utilizavam a neve também para isolar suas casas, construídas a partir de ossos de baleia. 

Os iglus apresentam uma forma de cúpula e podem ser usados também como abrigos temporários caçadores durante o inverno, por ser uma construção fácil e barata, tornando-se uma habitação alternativa para moradores das regiões polares. 

Estrutura de um Iglu

O primeiro passo que os esquimós tomam ao construir um iglu é procurar um local para erguer a cabana em gelo. Como um dos objetivos principais é se proteger do frio, eles também dão preferências congeladas de lagos ou mar, onde o gelo é menos espesso.

Depois, encontram uma camada de neve compacta o suficiente para permitir o corte de blocos que irão servir de tijolos. Esses blocos precisam possuir um encaixe perfeito para que a estrutura resista aos ventos do Ártico.

E, apesar de soar estranho, o gelo é um excelente isolante térmico, segurando o calor 100 vezes a mais que o alumínio. 

Além disso, o formato semi esférico do iglu é garantido pela forma de espiral em que os blocos são empilhados contribui para a estrutura manter uma temperatura com até 20ºC a mais que o exterior.

Uma versão atualizada dos Iglus

Iglus de Cristal para ver a Aurora Boreal
Iglus de Cristal para ver a Aurora Boreal®.

A fim de unir a tradição e a cultura de uma forma moderna e depois de ganhar destaque no meio turístico, os iglus de cristal ou iglus de vidro chegam para oferecer uma experiência incomparável para aqueles que desejam visitar países do Ártico.

Na Lapônia, hotéis com habitações de iglus se tornaram populares por conta da Aurora Boreal. Por ser panorâmico, é possível dar uma espiada no fenômeno e no céu enquanto deita em uma cama confortável. 

A ideia do iglu de vidro surgiu com um finlandês chamado Jussi Eiramo, que teve a ideia de unir o melhor dos dois mundos e permitir que as pessoas tivessem uma experiência única visitando a região. 

Dessa forma, em 1999, surgiram os primeiros e mundialmente famosos iglus de vidro no Kakslauttanen Arctic Resort. 

Após o sucesso do resort, muitos outros hotéis adotaram a mesma prática, replicando e melhorando a proposta inicial. Hoje a Lapônia e também a Finlândia contam com diversos hotéis nesta modalidade, inclusive em outros formatos, ocorrendo uma evolução dessas hospedagens. As mais confortáveis são as com estrutura normal de um chalé com parte do teto em vidro; essas que utilizamos em algumas das nossas expedições. 

Expedição Aurora Boreal®: Iglus de Cristal

Viva uma experiência incrível em busca da Dama da Noite! Em um de meus roteiros para a Finlândia, embarcamos em uma jornada para conhecer a terra da origem da lenda do Papai Noel. 

A Finlândia é um dos lugares onde se encontra a região da Lapônia. A terra nativa do povo Sami compreende uma área de 380.000km² e está acima do Círculo Polar Ártico.

Há 10.000 mil anos essas terras já pertenciam aos samis, que apesar de estarem localizados em 4 países diferentes, possuem parlamento próprio, leis próprias e uma capital. 

Além disso, de acordo com sua tradição e mitologia, os sami possuem muito respeito pela Aurora Boreal, pois ao invés de causar encantamento, o fenômeno era temido pelo povo nativo. Sua tradição é levantar a palma das mãos em respeito à Dama da Noite.

O país proporciona uma viagem completamente apaixonante, visitando as paisagem mais lúdicas e fascinantes, que parecem sair diretamente de um conto de fadas. 

Além de visitar o verdadeiro Papai Noel, ou Jolkuppi, como é chamado na língua original, viveremos mais um sonho durante a viagem. 

Nesta expedição dormiremos em habitações lindas e poderemos ter a sorte de  ver a Aurora Boreal abrigados em um dos iglus de cristal na Finlândia. Contudo, é importante lembrar que as condições podem não ser favoráveis para a observação.

Mas a decisão de ir à estrada para Caçar a Aurora será tomada no momento oportuno.

Por isso, os iglus de cristal são uma verdadeira atração a ser conferida! Garanta sua vaga agora na expedição com direito a uma estadia nos Iglus de Cristal aqui.

Continue acompanhando o blog para mais novidades sobre a Aurora Boreal. 

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Conheça a Rússia, da Série Países do Ártico
Conheça a Rússia, da Série Países do Ártico
< LEIA MAIS
Finlândia, da série Países do Ártico
Finlândia, da série Países do Ártico
< LEIA MAIS
Turismo nas Ilhas Faroé: turismo épico no arquipélago dinamarquês
Turismo nas Ilhas Faroé: turismo épico no arquipélago dinamarquês
< LEIA MAIS