Home » Aurora Boreal » Expedição pela Lapônia: Outubro 2018

Expedição pela Lapônia: Outubro 2018

14 fev 2019 Aurora Boreal, Caçadas, Lapônia 0 COMENTÁRIOS

Mais uma expedição pela Lapônia concluída com sucesso. Não foi fácil ver e fotografar aurora boreal nesta viagem, mas o Marco Brotto conseguiu encontrá-la para nós!

O Marco Brotto fica extremamente preocupado e ansioso quando a previsão do tempo para ver a aurora boreal não está favorável. Mas por outro lado, já ouvi ele dizendo algumas vezes que “é bom que as pessoas vejam e sintam a dificuldade que é ver a aurora boreal”.

Cansei de contar as vezes que encontramos turistas brasileiros no ártico viajando sozinhos para caçar aurora boreal, e também não são poucas as vezes que ouvimos eles dizendo que não conseguiram ver a aurora. Aliás, muito raro os turistas que se aventuram sozinhos para caçar aurora e obtém sucesso na empreitada. Não é à toa que dizemos o termo “caçar aurora boreal”.

Caçar Aurora Boreal na Lapônia

É realmente uma caçada. Muitas vezes percorremos horas pelas estradas afora para encontrar um pedaço de céu aberto e ainda ter a “sorte” de estar acontecendo a aurora naquele momento. No nosso caso nunca é sorte, pois o Marco Brotto estuda tudo com antecedência para saber o momento em que ela irá aparecer. São muitos gráficos e sites.

expedicao-pela-laponia-outubro-fotografia

Concordo com o Marco que “é bom as pessoas verem como é difícil” e de como fizeram uma boa escolha viajando com uma pessoa que sabe aonde está, sabe o que está fazendo e para onde está indo. Todos nossos grupos já viram a aurora boreal conosco pois vamos até onde for necessário para mostrar este fenômeno para eles. Lógico, sempre fazemos tudo com segurança e prudência, nunca infringindo as leis locais ou colocando vidas em risco.

Expedição pela Lapônia

Mas vamos a expedição pela Lapônia: nosso roteiro para o norte da Noruega sempre começa na linda “capital do ártico”: Tromsø. Amamos esta cidade! É um lugar único e que representa muito bem a Noruega.

Os primeiros dias são de descanso para o grupo e para que possam passear e conhecer Tromsø. Sempre orientamos o pessoal para visitarem lugares que consideramos interessantes e que valem a pena. É uma cidade pequena, portanto fácil de se localizar e conhecer os pontos turísticos. Também no primeiro dia de viagem fazemos um “briefing”, para deixar alinhado com o grupo como funciona nossa expedição pela Lapônia e o que esperar nos próximos dias.

expedicao-pela-laponia-outubro-paisagem

O segundo destino da viagem é uma cidadezinha aconchegante que se chama Tennevoll. Não vou dar “spoiler” e contar qual é o hotel que nos hospedamos, mas é um hotel único e todos os nossos passageiros saem de lá apaixonados! A vista dos quartos é impressionante, é daqueles lugares que fazem você parar, sentar, contemplar e sentir tudo que está ao seu redor.

Quando estamos em Tennevoll visitamos o Polar Park, o parque dos animais “selvagens”. Todos sempre adoram a oportunidade de ver animais que não vemos em outros lugares, como por exemplo o Lince. Eu particularmente adoro ver os lobos, o lobo é meu animal preferido, me identifico muito. Tem um lobinho no Polar Park que sempre lembra de mim e ver me dar “oi”!

Caça à Aurora Boreal

Até então ainda não tínhamos visto a aurora boreal. Saímos caçar todas as noites, porém sem sucesso. O céu estava fechado e a atividade de aurora estava baixa. Mas até então tudo bem, pois confiávamos no Marco Brotto e sabíamos que ainda teríamos outras noites onde tudo poderia acontecer. Este grupo foi incrível, compreensivo, estavam curtindo e aproveitando tanto os outros aspectos da viagem que a aurora seria um “plus”. Por isso fazemos questão de sempre oferecer uma experiência completa do ártico na expedição pela Lapônia.

expedicao-pela-laponia-outubro-aurora-boreal

Em nossa segunda noite em Tennevoll saímos para mais uma caçada. Pessoal estava animado pois o céu estava aberto. O Marco Brotto estudou as possibilidades e encontrou um lugar incrível para avistarmos as luzes. Mas antes mesmo de chegarmos lá a aurora boreal já começou a dançar no céu =) foi muito lindo e mágico. Ficamos ali por alguns instantes e quando a aurora deu um “tempo” seguimos rumo ao lago, onde teríamos todo um cenário perfeito para fotografar. Quando chegamos lá a aurora boreal começou a dançar no céu novamente e veio coroar a nossa noite! Ali permanecemos muito tempo contemplando o show no céu.

Embarcamos para a Finlândia

Nossa viagem continuou em direção a Finlândia. Adoro quando cruzamos a fronteira e vamos para esta outra parte da expedição pela Lapônia. Kilpisjarvi é um local encantador. Já temos amizade com todo pessoal que mora e trabalha por lá, então sempre que chegamos é um grande reencontro com amigos queridos. O dono dos chalés que nos hospedamos sempre faz questão de vir nos cumprimentar e ficar horas conversando. Somos muito queridos nestes lugares pois respeitamos todos os costumes locais e conseguimos criar um vínculo de amizade com todos, além do profissionalismo que demonstramos com nossos grupos.

Na Finlândia nós cozinhamos nos chalés, aprendemos mais sobre a cultura Sami (os Lapões), fazemos fogueira com marshmallow, salmão e experimentamos os drinks locais. Nestas circunstâncias o frio não atrapalha nem um pouco! Aliás, nem vemos o tempo passar.

expedicao-pela-laponia-outubro-paisagens
Ainda vimos a aurora boreal mais duas noites, Marco Brotto sempre faz questão de procurá-la não só para que possamos ver as luzes, mas para que possamos vê-la através dos cenários mais incríveis, sejam os fjordes, os lagos, as montanhas… como ele já conhece o norte da Noruega de cabo a rabo sempre sabe qual será o melhor lugar naquele instante para que possamos apreciar a aurora boreal. Nesta noite vimos muita aurora, inclusive dos chalés quando retornamos da caçada, enquanto fazíamos salmão na fogueira. Esta noite fechou a viagem com chave de ouro.

É sempre um prazer enorme retornar em uma expedição pela Lapônia. O povo, a cultura, a culinária, nossos amigos queridos, nossos passageiros sempre encantadores e claro, a estrela da viagem, a linda aurora boreal, sempre nos presenteando com sua presença e deixando todos com saudades e com vontade de voltar.

Gostou do post? Continue acompanhando o blog para mais dicas e experiências como essa.

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.