Home » Aurora Boreal » Aurora Boreal melhor lugar para ver

Aurora Boreal melhor lugar para ver

Aurora Boreal: melhor lugar para ver
06 set 2019 Aurora Boreal 0 COMENTÁRIOS
aurora-boreal-melhor-lugar-roteiro
Bem vindos ao Circulo Polar Ártico. A terra da aurora boreal

Muitos me perguntam sobre a Aurora Boreal, melhor lugar para vê-la e países mais favoráveis. A verdade é que não existe um lugar especifico para ver a Aurora Boreal, e sim condições.

Mesmo assim, podemos cruzar informações, estudar o clima e encontrar formas de tornar o encontro com a Aurora Boreal um pouco mais fácil. Quer saber mais sobre isso? Confira!

Latitude é um dos fatores mais importantes

Os melhores lugares são aqueles com altas latitudes setentrionais durante o período de escuridão; setembro a abril, resumidamente. Então, o melhor lugar é uma faixa que existe próximo a 66 graus de latitude Norte.

aurora-boreal-melhor-lugar

Como descobrimos onde é essa faixa? Isso é muito fácil: pegamos a linha do círculo polar e teremos uma faixa territorial perfeita para caçar a Aurora Boreal. Mas ela não é constante e tem deformidades.

Há deformação na oval da Aurora e na inclinação do Globo, tendo, ainda, a diferença entre o Norte Geográfico e o Norte Magnético. Existe um invasão dessa faixa no centro do Canada e Estados Unidos e, consequentemente, um distanciamento em direção ao Norte na Rússia.

Aurora Boreal: as melhores cidades

As cidades de Murmansk (Rússia), Ivalo/Kilpisjarvi (Finlândia), Alta/Tromso (Noruega), Reykjavik/Akuery (Islândia) , Kangerlussuaq (Groenlândia) , White Horse/YellowKnife (Canadá) e Fairbanks (Alasca, USA) eu considero como o “trilho do trem” da Aurora.

A partir dessas cidades temos nossas bases para buscar, a cada noite, as melhores Aurora Boreais possíveis a olho nu.

Algumas pessoas acreditam que as chances de ver a Aurora Boreal são maiores durante os meses em que as noites são mais longas, ou seja, próximas aos solstícios. Não é assim. Existe uma estatística ainda não compreendida de que a atividade solar e as luzes são mais fortes quando a época é próxima ao equinócio (setembro/outubro/março/abril), e não próximo ao solstício (novembro/dezembro/janeiro/fevereiro).

Essa estatística determinou o efeito “Russell-McPherron”, que significa que a probabilidade estatística de ver a Aurora no interior do Alasca é aproximadamente duas vezes maior no equinócio do que no solstício.

Fevereiro, março e início de abril são épocas consideradas melhores para observação de Auroras no Alasca, mas eu não concordo. Na teoria SIM. Na prática, porém, as coisas são diferentes.

No momento em que você pesar as dificuldades de locomoção, ventos que atrapalham a permanência nos locais e frio intenso, verá que cada mês tem suas características e as chances finais de ver a Aurora Boreal acabam sendo iguais ou semelhantes.

Todas as minhas datas para expedição à Caçada à Aurora Boreal tem um equilíbrio nas chances e em todas vamos ao limite para que você consiga realizar seu sonho.

Agora que você sabe mais sobre Aurora Boreal, melhor lugar e principais informações, que tal transformar esse sonho em realidade? Aproveite e confira nossa próxima expedição de réveillon na Noruega e venha para uma caçada junto comigo!

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
Quais são as verdadeiras cores da Aurora Boreal?
Quais são as verdadeiras cores da Aurora Boreal?
< LEIA MAIS
Expedição pela Islândia #68: Setembro de 2019
Expedição pela Islândia #68: Setembro de 2019
< LEIA MAIS
Aurora Boreal Noruega: veja como é nosso roteiro
Aurora Boreal Noruega: veja como é nosso roteiro
< LEIA MAIS