Home » Aurora Boreal » 5 dicas para caçar Aurora Boreal

5 dicas para caçar Aurora Boreal

20 maio 2015 Aurora Boreal, Dicas de Viagem 23 COMENTÁRIOS

Estamos sujeitos às Leis da Natureza e aos caprichos da Aurora. Mesmo com todos os gráficos excelentes, podem ocorrer imprevistos. Vou colocar pra vocês 5 dicas que eu gostaria de ter recebido desde minha primeira Expedição. São dicas para que você tenha sucesso na sua caçada, no registro e no decorrer da viagem. Assuntos mais pontuais colocarei no blog com o tempo, mas tendo dúvidas é só perguntar, mande que respondo 🙂 Aonde ver Aurora Boreal? Qual o melhor lugar? Qual mês tem? São perguntas que não podem ser respondidas sem saber mais sobre coada pessoa e ver no intimo o que elas querem com essa expedição.

O meu conselho sempre será que você vá acompanhado por um caçador de auroras, especializado, responsável e que saiba, além de ler os gráficos e previsões, sentir o “cheiro” dela no céu. Gostaria muito que todos pudessem me acompanhar nas expedições que faço, seria um prazer ter todos vocês junto comigo, porque realmente é algo que irá mudar a sua vida.

dicas-para-cacar-aurora-boreal
Aurora Boreal e Lua Cheia na região de North Kapp.

 

Dicas para caçar Aurora Boreal

1- LUA NOVA

Tente escolher datas próximas ao período de LUA NOVA, se você tiver uma lua muito luminosa pode atrapalhar a visualização caso a força da Aurora esteja baixa. Já vi auroras lindas com LUA CHEIA mas suas chances de sentir uma Aurora Polar aumentam no período de 5 dias antes e depois na LUA NOVA; nesse periodo o contraste é maior , mas não quer dizer que Por outro lado, as fotos da aurora com lua ficam mais bonitas , eu prefiro com lua luminosa do que sem por que a atmosfera toda fica mais interessante.

dicas-para-cacar-aurora-boreal-carro
Vamos caçar Auroras Boreais? rsrsrs

2 – XÔ PREGUIÇA!!

Não tenha preguiça. Quando você estiver bem confortável e quentinho no hotel pense que você foi lá para ver a Aurora, então levanta esse “corpinho” do sofá e vamos a caça. Além disso nunca desista, minha primeira Aurora foi depois das 3 da manhã do ultimo dia, poucas horas antes de embarcar de volta pro Brasil. Então sem preguiça e sem desistir! Não existe hora pra Aurora desde que esteja escuro.

3 – ESCURIDÃO TOTAL:

Fuja da poluição luminosa. Luzes artificiais e “Luzes do Norte” não combinam. Assim como a LUA CHEIA e a iluminação artificial das cidades atrapalham muito o sucesso das caçada, raramente você conseguirá ver uma Aurora em locais iluminados e essas luzes atrapalharão suas fotos. Tente buscar lugares escuros, seguros e que você possa ter uma visão ampla do horizonte. Depois que você já tiver mais experiência, e conseguir identificar as Auroras com mais facilidade, pode partir pra lugares mais fechados como os Fjords ou florestas. Lembrando que se você já tem alguma experiência , a lua não te atrapalha tanto na visualização.

dicas-para-cacar-aurora-boreal-ceu
Nossa caminhonete e a Aurora Boreal.

4 – SETEMBRO,OUTUBRO, FEVEREIRO E MARÇO:

Melhores épocas e melhor lugar. Já cacei Aurora Boreal em todos os países do Ártico, menos na Groenlândia, e quando me perguntam melhor época e local eu respondo que depende de muitas coisas. Cada época e lugar tem seus prós e contras, mas desde que você tenha escuridão e esteja próximo ao Circulo Polar Ártico você terá chances de ver a Aurora Boreal. Eu, particularmente, gosto muito de SETEMBRO/OUTUBRO e FEVEREIRO/MARÇO temos dias e noites, o clima é mais ameno do que entre Novembro e Janeiro, além de termos menos chuva. Farei um post bem detalhado sobre os lugares, épocas, temperaturas, chances, gastos e etc.

dicas-para-cacar-aurora-boreal-marco-brotto
Na sede do NOAA, na Universidade de Fairbanks.

 

5 – PEÇA AJUDA!!

Não acredite em lendas modernas. Sempre terá um amigo que saiu do aeroporto e viu, sorte dele. Saiba que ver Aurora não é uma coisa tão fácil, é realmente uma caça. Aplicativos e gráficos tem aos montes na internet, muitos usam o da NASA e acham que basta. Pesquise, pergunte e parta atrás do sonho de ver a Aurora. Espero que você consiga e estou aqui pra te ajudar. Só um detalhe, lendas modernas não existem mas Trolls, Papai Noel e essas “coisas” existem… atenção 🙂

dicas-para-cacar-aurora-boreal-lago
Aurora Boreal nos fjords na região de Tromso.

Ah!!! Fotos!! Aqui um post só com dicas de como fotografar as “Damas da Noite”.

Marco Brotto caçador de Aurora Boreal
MARCO BROTTO
Marco Brotto tornou-se conhecido como o caçador brasileiro de Aurora Boreal. Já viu centenas de spots de Aurora Boreal em vários locais do mundo, proporciona experiências incríveis para aqueles que o acompanham e possui um espetacular acervo de fotos de auroras.
POSTS RELACIONADOS
A realização de um sonho: depoimento da Expedição #83 para a Islândia
A realização de um sonho: depoimento da Expedição #83 para a Islândia
< LEIA MAIS
Fiordes noruegueses: obras de arte da natureza
Fiordes noruegueses: obras de arte da natureza
< LEIA MAIS
Você conhece a Floresta Boreal?
Você conhece a Floresta Boreal?
< LEIA MAIS