5 dicas para caçar Aurora Boreal
Estamos sujeitos às Leis da Natureza e aos caprichos da Aurora. Mesmo com todos os gráficos excelentes, podem ocorrer imprevistos. Vou colocar pra vocês 5 dicas que eu gostaria de ter recebido desde minha primeira Expedição. São dicas para que você tenha sucesso na sua caçada, no registro e no decorrer da viagem. Assuntos mais pontuais colocarei no blog com o tempo, mas tendo dúvidas é só perguntar, mande que respondo 🙂 Aonde ver Aurora Boreal? Qual o melhor lugar? Qual mês tem? São perguntas que não podem ser respondidas sem saber mais sobre coada pessoa e ver no intimo o que elas querem com essa expedição.
O meu conselho sempre será que você vá acompanhado por um caçador de auroras, especializado, responsável e que saiba, além de ler os gráficos e previsões, sentir o “cheiro” dela no céu. Gostaria muito que todos pudessem me acompanhar nas expedições que faço, seria um prazer ter todos vocês junto comigo, porque realmente é algo que irá mudar a sua vida.
Dicas para caçar Aurora Boreal
1- LUA NOVA
Tente escolher datas próximas ao período de LUA NOVA, se você tiver uma lua muito luminosa pode atrapalhar a visualização caso a força da Aurora esteja baixa. Já vi auroras lindas com LUA CHEIA mas suas chances de sentir uma Aurora Polar aumentam no período de 5 dias antes e depois na LUA NOVA; nesse periodo o contraste é maior , mas não quer dizer que Por outro lado, as fotos da aurora com lua ficam mais bonitas , eu prefiro com lua luminosa do que sem por que a atmosfera toda fica mais interessante.
2 – XÔ PREGUIÇA!!
Não tenha preguiça. Quando você estiver bem confortável e quentinho no hotel pense que você foi lá para ver a Aurora, então levanta esse “corpinho” do sofá e vamos a caça. Além disso nunca desista, minha primeira Aurora foi depois das 3 da manhã do ultimo dia, poucas horas antes de embarcar de volta pro Brasil. Então sem preguiça e sem desistir! Não existe hora pra Aurora desde que esteja escuro.
3 – ESCURIDÃO TOTAL:
Fuja da poluição luminosa. Luzes artificiais e “Luzes do Norte” não combinam. Assim como a LUA CHEIA e a iluminação artificial das cidades atrapalham muito o sucesso das caçada, raramente você conseguirá ver uma Aurora em locais iluminados e essas luzes atrapalharão suas fotos. Tente buscar lugares escuros, seguros e que você possa ter uma visão ampla do horizonte. Depois que você já tiver mais experiência, e conseguir identificar as Auroras com mais facilidade, pode partir pra lugares mais fechados como os Fjords ou florestas. Lembrando que se você já tem alguma experiência , a lua não te atrapalha tanto na visualização.
4 – SETEMBRO,OUTUBRO, FEVEREIRO E MARÇO:
Melhores épocas e melhor lugar. Já cacei Aurora Boreal em todos os países do Ártico, menos na Groenlândia, e quando me perguntam melhor época e local eu respondo que depende de muitas coisas. Cada época e lugar tem seus prós e contras, mas desde que você tenha escuridão e esteja próximo ao Circulo Polar Ártico você terá chances de ver a Aurora Boreal. Eu, particularmente, gosto muito de SETEMBRO/OUTUBRO e FEVEREIRO/MARÇO temos dias e noites, o clima é mais ameno do que entre Novembro e Janeiro, além de termos menos chuva. Farei um post bem detalhado sobre os lugares, épocas, temperaturas, chances, gastos e etc.
5 – PEÇA AJUDA!!
Não acredite em lendas modernas. Sempre terá um amigo que saiu do aeroporto e viu, sorte dele. Saiba que ver Aurora não é uma coisa tão fácil, é realmente uma caça. Aplicativos e gráficos tem aos montes na internet, muitos usam o da NASA e acham que basta. Pesquise, pergunte e parta atrás do sonho de ver a Aurora. Espero que você consiga e estou aqui pra te ajudar. Só um detalhe, lendas modernas não existem mas Trolls, Papai Noel e essas “coisas” existem… atenção 🙂
Ah!!! Fotos!! Aqui um post só com dicas de como fotografar as “Damas da Noite”.